sexta-feira, 13 de agosto de 2010

É viável para a sua empresa investir nas mídias sociais?

Estamos vivendo a era da colaboração e da exposição.
Vemos constantemente frases como "tome cuidado com o que você posta com o seu perfil no orkut, twitter ou facebook, pois estes são analisados durante um processo de seleção para uma vaga de trabalho".


Nas revistas existem muitas reportagens sobre como criar o perfil no twitter de acordo com o seu objetivo.
Estamos vivenciando a quebra de paradigmas nos meios de comunicação, aonde as pessoas não precisam desmarcar mais seus compromissos sociais no dia do último capítulo da novela das 21h, pois elas podem assistir no YouTube mais tarde, quantas vezes elas quiserem.
As pessoas colaboram através do uso das redes sociais, enviando vídeos, publicando artigos em blogs, comentando notícias ou dando a sua opnião sobre determinado produto.

Mas, como as mídias sociais afetam os negócios?

Hoje, o leitor possui um expressivo envolvimento nos meios de comunicação. As campanhas de publicidade, principalmente as lançadas nas redes sociais, possuem um feed-back rápido dos clientes.
As empresas não precisam dispensar tantos recursos em pesquisa de mercado, para algumas basta acessar o Twitter e verificar o que os seus consumidores estão falando sobre a marca.
E toda essa mudança é apenas o início!

E a sua empresa? Investe na Social Media?

Para começar a responder a está questão a primeira pergunta a se fazer é:

Vale a pena para a minha empresa investir nas mídias sociais?

A palavra de ordem para responder a questão é: pesquisa. Faça uma pesquisa com a intenção de verificar se o público-alvo da sua empresa utiliza as mídias sociais.

Em caso positivo, o próximo passo é descobrir em quais das redes elas estão presentes? Facebook, Twitter, Orkut ... ? Pois você irá criar um perfil na rede social que os seus clientes os futuros clientes estão presentes.


Para facilitar responda:

- O que eu quero com está ação? (Briefing)
- O que está sendo falado da marca? (Pesquisa)
- Com quem eu devo falar? (Público-alvo)
- O que o meu consumidor ganha com a minha ação? (Conteúdo usado por você)
- Em que eu preciso chegar para ativar o canal?


A partir deste ponto:

- Defina as ações do projeto no Briefing;
- Trace os objetivos de Social Media e defina o que fazer para cumpri-los;
- Execute e defina os canais e ferramentas que vocês irá utilizar;
- Monte um cronograma com fases aonde terão as entregas das execuções;
- Veja o investimento necessário.


Lembre-se, os resultados nas mídias sociais são obtidos através de dados qualitativos.
As mudanças verificadas interferem na forma de se fazer novos negócios.
A adaptação, o estudo e análise das mudanças que ocorrem no mundo destacam uma empresa no cenário mundial, mas não esqueça de aliar a prática e sempre efetuar os processos de uma forma eficaz.

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