terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novas conjunturas = Novos profissionais

A globalização trouxe novos atores as Relações Internacionais e muda a forma como é vista a autonomia do Estado-Nação. Estes novos atores podem ser as Organizações Internacionais, ONG's e as multinacionais. Em relação as últimas, as multinacionais criam valores e independente da mudança de país estes continuarão com elas. 




Vejamos, uma empresa pode ter sua sede em determinado país devido a segurança econômica que confere a empresa. Caso haja instabilidade econômica, esta empresa pode mudar sua sede para um país onde a economia esteja estabilizada, independente de a empresa ter ali suas raízes culturais.

Com estes novos atores é preciso novos agentes que garanta a execução do progresso da empresa. Estas empresas precisam de profissionais que pensem estratégicas empresariais na qual as empresas estão inseridas.

Não basta mais pensar as estratégias tradicionais analisando o ambiente doméstico ou internacional. É preciso de profissionais que compreendam a dinâmica das Relações Internacionais, que compreendam como:

-se define a política pública de uma unidade política (política externa);

-a configuração das relações de força no sitema e subsistemas internacionais;

- se estrutura a sociedade internacional;

- é a dinâmica da paz e da guerra entre os povos;

- se faz a análise da conjuntura polítca internacional para a região de seu interesse;

-se monta uma estratégia de aproximação com os demais atores do sistema.


Com esta nova conjuntura que vem sendo formada a alguns anos, a demanda por profissionais formados em relações internacionais, ou Diplomatas Corporativos é cada vem mais crescente.

Para os futuros profissionais que queiram atuar nesta área é importante lembrar: hoje uma empresa multinacional tem poder dentro do contexto internacional, pode-se dizer que tem vida, pois assim como um país defende sua cultura a organização defende seus valores.

Ao ingressar em uma empresa multinacional, o profissional irá se deparar com novos valores, da empresa, e como os "valores" são algo construídos através da experiência é legal que o colaborador compartilhe dos mesmo valores, pois para ambos terem sucesso, é preciso acreditar e trabalhar com "paixão".

Para as empresas, grandes ou pequenas, tomem conhecimento do trabalho do Diplomata Corporativo, pois a dinâmica das Relações Internacionais afeta a sua empresa. Este profissional está apto para analisar a forma como estas mudanças interferem na sua empresa, criando e implementando estratégias que envolva toda a empresa, mas que traz desenvolvimento e crescimento consistentes.

0 comentários:

Postar um comentário