quinta-feira, 24 de março de 2011

Pós em RI garante uma boa atuação na área, quanto o graduado?


Graduação em outro curso e pós em Relações Internacionais, garante uma atuação igual ao do Internacionalista?

A pergunta foi enviada para o portal www.ri.net.br, do qual faço parte da equipe de colunistas.


A formação em Relações Internacionais prepara o profissional para atuar em várias frentes, e o mais importante, todas exigem uma boa análise do contexto mundial.

O internacionalista tem habilidades para investigar mercados promissores, coordenar missões empresarias no exterior, identificar e analisar oportunidades de negócios no exterior, avaliar projetos políticos internacionais, participar de programas de desenvolvimento mantidos por instituições e organismos internacionais e administrar acordos regionais e mundiais.

O curso de Relações Internacionais oferece uma base sólida no conhecimento de outras culturas, concede uma afinidade com a realidade internacional e fornece um visão holística, que só os internacionalistas possuem.

Acredito que para atuar na área de Relações Internacionais é aconselhável fazer o curso.

No entanto, é interessante verificar seus objetivos de carreira e aonde se pretende atuar. Se em direito internacional público ou privado, na área de economia internacional, pode-se pensar em fazer a graduação nestas áreas.

Porém, a dica é: fique atento ao item grifado, pois isto é muito importante para o trabalho do internacionalista. E, com o curso de Relações Internacionais você terá um leque de oportunidades para atuar, é só escolher após a graduação e se especializar.


0 comentários:

Postar um comentário